Innovative Youth Work by EduLabs
Education
Portuguese/Português - Educação Formal e Educação Não Formal com Heloísa Pugliese, temporada1, episódio 2
A nossa convidada deste episódio é Heloísa Pugliese. Professora de formação, é hoje tutora pedagógica no projeto Teach for Portugal, e alguém que decidiu explorar as possibilidades das aprendizagens fora do contexto formal em que trabalhou durante anos.
Quando dava aulas, entendeu que os contextos de cada criança são diferentes, o que exige que a escola e os professores tenham a capacidade de oferecer abordagens diferenciadas. O projeto Teach for Portugal existe exatamente para colmatar diferenças no acesso às experiências de aprendizagem e para criar uma Escola mais plena e igualitária, permitindo que as crianças atinjam o seu máximo potencial, independentemente do contexto socioeconómico de onde vêm.
No caminho para aproximar aprendizagens formais e não formais é essencial colocar a criança/jovem no centro da nossa atenção, como um elemento ativo na sua aprendizagem e agente ativo no seu percurso de aprendizagem.
Falámos bastante na importância de quebrar barreiras - físicas e conceptuais - em relação ao papel que a Escola tem no empoderamento dos alunos e alunas, levando os/as professores/as para fora da escola e a comunidade para dentro da escola.
A Heloísa mencionou a importância da intencionalidade pedagógica em todo o processo. Ou seja, ter objetivos claros, mas flexíveis, e métodos de ensino que se adequem àquilo que é mais importante, ou seja, que os/as alunos/as sejam mais competentes e mais motivados/as para explorar aquilo que são os seus interesses.
Como diz a Heloísa “Temos de estar no sistema para mudar o sistema”.
Obrigada por nos acompanharem, e agora...
Vamos falar do trabalho com Jovens!
Links:
Teach for Portugal
Teach for All
Associação Cães & Livros
Design for Change
Create your
podcast in
minutes
It is Free