No quinto episódio do podcast, ouvimos Aforismos Espaciais, um programa sobre a poética da arquitectura. Enquanto o aforismo filosófico procura expressar uma verdade, o aforismo literário é caracterizado pela sua expressividade. O programa Aforismos Espaciais pretende evidenciar esse habitar poético que a palavra propicia, remetendo-a para a relação dos espaços e dos corpos com a vida.
O livro Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares é o mote deste episódio de Aforismos Espaciais que desafia o entendimento comum da relação corpo-espaço em arquitectura a partir da leitura de um fragmento deste livro sob o título O Corpo que faz Casa. Ao corpo normativo, contrapomos um corpo sensível e, no seu limiar, um corpo sem órgãos (ou corpo-sensação). A leitura do excerto do Atlas do Corpo e da Imaginação é feita por Ricardo Vaz Trindade e a edição de som ficou a cargo de Francisco Petrucci.
Aforismos Espaciais é um programa de Susana Ventura, arquitecta e doutora em Filosofia na especialidade de Estética. É investigadora, escritora e curadora independente. Gosta de pensar sobre arte, arquitectura, fotografia, cinema e dança, e ensaiar, ora em textos, ora em exposições, outras possibilidades de pensamento.
Rádio Antecâmara é um lugar de encontro heterogéneo e curioso, com uma programação diversa que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade para expandir as noções sobre a complexidade urbana e questionar os formatos da arquitectura. Um projecto com curadoria do arquitecto Pedro Campos Costa.
Segue o podcast Antecâmara no site do PÚBLICO ou no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcast.
Create your
podcast in
minutes
It is Free