Podcast Marketing por Idiotas - RFM
Business:Management & Marketing
Geopolítica digital com o início da Guerra na Europa e se política tem lugar no marketing – e57s01
FRED
No dia em que estamos a gravar o 57ª episódio deste podcast Marketing por Idiotas, a Rússia oficializou a ampla invasão da Ucrânia, com tropas e bombardeamentos reais. Como todos sabemos esta ação está no seguimento de uma ciberguerra.
Os impactos do conflito Rússia/Ucrânia vão fazer-se sentir diretamente em toda a cadeia económica, não só das empresas, mas também das pessoas, porque os aumentos de preços serão inevitáveis.
Ainda não se ultrapassaram os efeitos da pandemia e já existe outro problema grave a afetar a sociedade e as empresas.
A minha abordagem ao tema, na sequência das consequências dos conflitos, é uma aproximação à área tecnológica que caracteriza este podcast.
Há anos, que os esforços de desinformação, ataques às infraestruturas e operações que envolvem o roubo de dados e a pesquisa por materiais sigilosos estão no centro de uma ofensiva online voltada para desestabilizar governos e as organizações públicas e privadas, por toda a Europa, mas muito especialmente na Ucrânia.
Os ataques informáticos sucedem desde o início do ano.
Em Portugal, como todos sabemos, primeiro foi a Impresa, logo no dia 2 de janeiro, mas também a Vodafone e ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros foram alvo de ataques informáticos que paralisaram operações, deitaram a baixo os websites e apagaram dados.
Só o ataque à Impresa, a dona da SIC e do Expresso, terá sido reclamado pelo Lapsus$ Group.
Mas a realidade é que quinta-feira, 24 de Fevereiro, o Lapsus$ Group publicou uma pergunta no telegram, numa espécie de votação em que pergunta. “O que devemos “vazar” primeiro”? Os dados da Impresa, os dados da Vodafone ou os de uma operadora telefónica, a T-Mobile?”
Na última semana, antes da escalada dos conflitos, a Ucrânia alertou para a “guerra híbrida”, com robôs a agir nas redes sociais, falsas denúncias de bomba em locais de grande circulação e golpes diretos contra serviços digitais.
De acordo com Maggie Smith, professora de políticas públicas da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, a desinformação também é voltada ao próprio povo russo, como forma de gerar apoio a um conflito que começou de forma direta. Inclui narrativas falsas que falam na Ucrânia como um território cuja população pretende a reunificação com a Rússia e reproduzem o Kremlin de que a invasão, agora real, é uma operação de pacificação e liberdade.
Os abalos nos mercados financeiros já está a ter consequências já para não falar das relações comerciais
____________________
Leitura complementar:
https://www.axios.com/tech-high-alert-russia-ukraine-disinformation-78ea9c2e-150a-4555-9652-2a1a39b8923a.html
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal ]
[FERRAMENTA DA SEMANA ]
WEB VITALS
Extensão do Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/web-vitals/ahfhijdlegdabablpippeagghigmibma
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
O conteúdo Geopolítica digital com o início da Guerra na Europa e se política tem lugar no marketing – e57s01 aparece primeiro em Podcast Marketing por Idiotas.
Create your
podcast in
minutes
It is Free