Podcast Marketing por Idiotas - RFM
Business:Management & Marketing
Uber files, a preocupação com o TikTok e os primeiros 6 meses no Marketing de 2022 – e77s01
9,5% da receita total média da empresa alocada para marketing, acima dos 6,4% em 2021 (fonte: Gartner)
70% dos CMOs relatam aumentos orçamentários no ano passado (fonte: Gartner)
(comentários)
O novo consumidor
60% acreditam que as marcas deveriam reconsiderar fazer negócios na Rússia (fonte: Gartner)
(comentários)
Bem versado
60% dos adultos não entendem o propósito do metaverso (fonte: Insider Intelligence)
18% dos consumidores estão animados com o metaverso, enquanto 21% estão preocupados com o impacto que o metaverso pode ter (fonte: Gartner)
(comentários)
79% das pessoas que usam a internet se conectam com jogos de alguma forma (fonte: NewZoo)
52% dos jogadores da Geração Alpha gastam dinheiro em jogos (fonte: NewZoo)
76% dos jogadores veem a Nike positivamente, em comparação com 61% dos não jogadores (fonte: NewZoo)
Mentalidade do CMO
51% dos CMOs são mulheres pela primeira vez (fonte: Spencer Stuart)
(comentários)
40 meses O mandato médio do CMO, menos da metade do dos CEOs em 85 meses (fonte: Spencer Stuart)
(Comentários)
58% dos CMOs disseram que não têm as ferramentas necessárias para atingir os objetivos da estratégia (fonte: Gartner)
(Comentários)
https://www.marketingdive.com/news/h1-2022-by-the-numbers/626700/
DIOGOEsta semana trago-vos um artigo sobre o Tik Tok, e recordo-vos antes de mencionar o artigo que fui aqui difamado já neste podcast pelos participantes aqui presentes por dizer que o Tik Tok não são só crianças mas vamos a isto…
Então no economist esta semana, um artigo falava um pouco sobre a questão da privacidade das preocupações nos EUA (pelo governo) sobre a dominância do Tik Tok.
De destacar, segundo o artigo que a aplicação com o seu super algoritmo de recomendação baseado em IA, conseguiu angariar mil milhões de utilizadores no mundo em metade do tempo do Facebook, que em média os americanos passam mais tempo no Tik Tok que no Instagram (50%) e que o lucro do Tik Tok este ano deverá chegar aos 12 mil milhões de dólares e em 2024 deverá chegar ao patamar do Youtube.
Portanto, claramente um monstro de rede social.
O artigo fala então da preocupação clara sobre a informação recolhida pela plataforma como a localização, utilização, reconhecimento facial e ou de voz, etc. Tudo na mão do governo chinês que tem toda a informação caso necessite sem qualquer justificação.
Mas fala também sobre a questão do governo Chinês conseguir manipular se desejar aquilo que a audiencia visualiza (algo que o governo chinês já fez no passado)..
E não pensem que isto é coisa leve, porque 25% dos americanos admitem que o Tik Tok é para eles uma fonte de notícias mas há países onde essa percentagem é de 50%.
De referir que a semana passada o Tik Tok lançou também um shopping feed no UK e mais alguns países na ásia, ou seja, em breve terão tb acesso às nossas contas bancárias. .
Para adicionar aqui ao bolo, tal como foi partilhado a semana passada no nosso grupo de Whatsapp (para quem ainda não se juntou, já sabem basta ir a w.marketingporidiotas.pt) pela Paula sobre o quão o Tik Tok poderá estar a substituir a pesquisa do Google.
Minha questão para vocês é, ainda vêm o Tik Tok como uma rede social para crianças ou já mudaram e se vocês pensam que esta preocupação poderá passar para os utilizadores?
https://www.economist.com/leaders/2022/07/07/whos-afraid-of-tiktok
RICARDO
Uber usou práticas ilícitas para expandir negócio, indica investigação | Transportes | PÚBLICO
Uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação revela que entre 2013 e 2017 a empresa recorreu a histórias, manipulação e lobbies financeiros e políticos para expandir o seu poder. A Uber admite as “falhas”, mas diz que as práticas fazem parte do passado.
A empresa norte-americana Uber concebeu uma estratégia de expansão que dependia de lobby político e estratégias ilícitas para ludibriar autoridades e governos, revela um trabalho do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), divulgado este domingo.
A investigação Uber Files do ICIJ envolveu 40 meios de comunicação em 29 países (Portugal não está na lista de media partners, embora o caso português tenha sido abordado) que analisaram mais de 124 mil documentos da empresa. Os dados mostram que entre 2013 e 2017, o então presidente executivo da Uber, Travis Kalanick, deu aval a uma estratégia que explorava histórias de violência contra motoristas Uber para promover a imagem da empresa contra os taxistas e os governos que criavam problemas ao seu negócio.
A Uber criou igualmente uma complexa teia de lobbies que se espalhava desde magnatas dos meios de comunicação a primeiros-ministros, passando por ministros, funcionários governamentais e oligarcas, tudo para que a empresa conseguisse expandir o seu negócio.
A rede de influência incluiu nomes como os do actual Presidente francês, Emmanuel Macron, na altura ministro da Economia. O ICIJ obteve acesso a comunicações em que Macron promete a Kalanick protecção contra a campanha dos taxistas franceses à Uber.
[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]
PowerBI
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
O conteúdo Uber files, a preocupação com o TikTok e os primeiros 6 meses no Marketing de 2022 – e77s01 aparece primeiro em Podcast Marketing por Idiotas.
Create your
podcast in
minutes
It is Free