Podcast Marketing por Idiotas - RFM
Business:Management & Marketing
Decréscimo no ecommerce, o novo Dark Social e o futuro da educação superior – e82s01
Como medir este novo dark social?
Esta semana ouvi falar de um novo Dark social e digo novo porque por norma o que se chama de dark social são os links ou conversas que são partilhadas pelas aplicações de chat directo como o whatsapp, messenger do Facebook, direct messaging de Instagram, etc. e que infelizmente nós como marketers não conseguimos medir. E para lá estão os dias em que tínhamos até ferramentas de analytics que mediam as menções e interações das nossas marcas nas redes sociais, não porque as ferramentas desapareceram mas porque os utilizadores já não falavam tanto por lá. Hoje o Dark Social é muito maior, não só as apps de redes-sociais de mensagens privadas por onde os utilizadores falam. Na verdade, segundo o Christopher Penn , quem ouvi falar sobre este tema, hoje em dia os utilizadores acabam por falar cada vez menos nas redes públicas e muito mais em redes privadas como comunidades fechadas de Slack, Discord, canais no telegram, comunidades do Patreon ou Onlyfans, etc. Ou seja, todo um mundo onde as pessoas socializam para lá das redes sociais que está para lá do alcance das marcas e dos marketers.
E questiono-vos Vera, Fred e Miguel. Como é que os marketers podem explorar estas redes dark social e, claro, se lá devem pertencer? Ou seja, será que devem lá estar de todo?
FRED
Tema: O futuro da educação superior…
O Ensino Superior é um tema central no verão, uma época em que os jovens fazem as suas opções de estudo, vislumbrando o sonho de uma carreira.
E nós neste podcast que tantas vezes falamos de negócios, marketing e tecnologia, sabemos que por vezes as melhores inovações são mais sobre o poder cerebral do que sobre a magia da tecnologia.
E a minha reflexão hoje é sobre as perspectivas de futuro para os mais jovens em relação à educação.
Contexto rápido: Há mais vagas face ao ano anterior, um aumento marcado pelo reforço da oferta em competências digitais, por cursos novos na área da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Mas como sabemos Portugal atravessa o contexto da queda demográfica, a irregularidade do mercado de trabalho e pressão económica.
Há um consenso sobre as vantagens de estudar no Ensino Superior no acesso ao mercado de trabalho, a remunerações mais elevadas e a garantia de um futuro melhor. Pelo menos todos os estudos mostram isso.
O futuro passa pelo quê?
– Mais inovação?
- Mais formação?
Qual é a vossa perspectiva?
O que é que pode ser melhorado para o futuro da educação no contexto do ensino superior?
[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]
[FERRAMENTA DA SEMANA]
https://influencity.com/
[Follow-up]https://www.extremetech.com/extreme/338694-federal-circuit-court-rules-ai-cant-hold-patents – Sobre patentes e AI
https://support.google.com/google-ads/answer/7002714 e https://twitter.com/CharlesFarina/status/1559353792281190401 – a atribuição pré-definida será Daata-Driven por completo. Mesmo com pouca informação.
Sobre o Podcast Marketing por IdiotasO podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
O conteúdo Decréscimo no ecommerce, o novo Dark Social e o futuro da educação superior – e82s01 aparece primeiro em Podcast Marketing por Idiotas.
Create your
podcast in
minutes
It is Free