António e André Cerejeira Fontes, dois engenheiros que prosseguiram estudos em arquitetura. Agora, “estrutura e a arquitetura nascem em simultâneo”. “Não conseguimos desenhar um edifício sem pensar na sua estrutura. A estrutura como corpo da arquitetura.”
Foi a engenharia que os trouxe para a arquitetura “Diferentes arquitetos têm naturalmente diferentes caminhos e os resultados são todos eles também interessantes”, conscientes do seu percurso, aceitam-no e usam-no como a um fator diferenciador da sua prática.
O arquiteto é um artista completo, não só " somos escultores de espaços", como também “somos coreógrafos da vida humana em espaços", também sabemos um bocadinho de música "A música é linear, mas a arquitetura é multilinear. Podemos ouvir montes de sequências espaciais que não é apenas uma linha como na música”.
“A escala, a dimensão, a proporção…posso vê-los como elementos físicos mas também como elementos de perceção. Há aspetos que não sabemos explicar mas sentimos.”
“Eu diria que uma das qualidades mais importantes dos arquitetos são os olhos. (…) A primeira etapa da observação é preparar os olhos para ver.”
Convidado: Cerejeira Fontes Architects
Moderação: Ana Catarina Silva, Estudante de Arquitetura