O martim-pescador-grande (Megaceryle torquata) é a maior espécie da família dos martins-pescadores no Brasil. Ele tem um bico pontudo utilizado para apanhar os peixes dentro d’água. Pousado em um galho sobre a água ou voando no mesmo lugar (peneirando), o martim observa e lança-se como uma flecha sobre os peixes, às vezes submergindo totalmente. Ele chega a usar as asas como remos para voltar à superfície.
Nesse episódio de Sons da Terra, os repórteres do Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima comentam que o martim-pescador-grande é visto muito frequentemente pelos pescadores porque está sempre na beira do rio. Geralmente ele chega ao ponto de pesca no amanhecer, vindo de uma área de dormida mais distante.
Ao chegar, anuncia sua presença com um grito forte e repetido, semelhante ao som de uma matraca. Por isso mesmo é chamado de matraca no Rio Grande do Sul. E quando canta empoleirado, ele também faz uma coreografia, um movimento rápido e sincronizado de cabeça e cauda, para afastar outros martins-pescadores do seu território de pesca ou para dar alarme da presença de algo estranho.
O podcast também revela curiosidades sobre a alimentação e a reprodução da espécie, além de revelar quem são seus parentes mais raros ou famosos.
Foto: Ênio D´Ávila
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Create your
podcast in
minutes
It is Free