Por que morrem mais crianças no Brasil por covid?
O Brasil conquistou mais um título macabro: o do segundo país com mais mortes de crianças por covid-19. Desde março do ano passado, 948 crianças de zero a nove anos perderam a vida para o coronavírus no País. A cada um milhão de crianças de zero a nove anos existentes no Brasil, 32 perderam a vida para a covid.
Na Europa, por exemplo, o Reino Unido e a França registraram apenas quatro mortes de crianças de zero a nove anos. As vizinhas Argentina e Colômbia tiveram 12 e 13 mortes por milhão, respectivamente.
De acordo com dados do Ministério da Saúde compilados pelo Estadão, 56,8% das crianças mortas pela covid no Brasil eram negras, 21,8% das vítimas eram brancas e 15,9% não tiveram a raça indicada. Apesar de representarem apenas 0,5% da população brasileira, 4,6% das crianças que perderam a vida para a covid no Brasil eram indígenas. A região Nordeste foi a que registrou mais mortes de crianças no País.
No episódio de hoje, vamos ouvir alguns depoimentos de pais que perderam seus filhos, especialistas, e conversar com os repórteres do Estadão, Mariana Hallal e Bruno Luiz, que compilaram esses dados de mortes de crianças no Brasil pelo novo coronavírus.
O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Emanuel Bomfim
Produção/Edição: Gustavo Lopes, Julia Corá e Ana Paula Niederauer
Sonorização/Montagem: Moacir Biasi
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Create your
podcast in
minutes
It is Free