As duas maiores metrópoles do norte do Brasil - Manaus e Belém - se edificaram graças ao Ciclo da Borracha no século 19.
Entretanto, ambas as cidades - principalmente Manaus - seguia regras de embelezamento tipicamente europeias, desconsiderando a diversa cultura local.
Embora o indígena fosse romantizado em óperas como "O Guarani" de Antônio Carlos Gomes, nas ruas de Manaus eles eram proibidos de andar com suas vestes tradicionais e de tomar banhos em igarapés.
Com a riqueza do látex, Manaus tornou-se uma das maiores economias do Brasil, mas com o fim do queda abrupta do ciclo da borracha, uma crise política e econômica eclodiria em toda Amazônia.
Em 1910, a Marinha do Brasil bombardeou Manaus em uma tentativa de dar um golpe governador Antonio Bittencourt.
Já em Belém, em 1912, o senador Lauro Sodré articulou um golpe contra o prefeito Antônio Lemos.
As vibrantes capitais da borracha, agora tinham seus prédios ecléticos crivados de bala e seus bulevares sem manutenção, tomados pela vegetação amazônica.
O que seriam das cidades daqui para frente, sem o látex?
____________________ Se curte o conteúdo do Geo, agradecemos quem contribuir com nossa campanha mensal no: Picpay: https://picpay.me/geopizza Apoia.se: https://apoia.se/geopizza ou Patreon: https://patreon.com/geopizza ____________________ Fontes completas e dicas culturais no nosso site https://geopizza.com.br/
Create your
podcast in
minutes
It is Free