CASTNEWS #019 - YouTube é a plataforma mais usada para ouvir podcast nos EUA
Segunda-feira, 12 de junho de 2023. Eu sou Leo Lopes e este é o Castnews, o podcast semanal de notícias para podcasters.
Aqui você ouve, toda segunda-feira pela manhã, um resumo das principais notícias sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.
A chegada do YouTube ao topo das plataformas mais usadas pelos americanos pra ouvir podcast, o possível vazamento de dados de usuários da Anchor e a demissão de mais 200 funcionários ligados à área de podcasts do Spotify estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 19a. edição do Castnews!
NOTÍCIAS:
1 – E parece que os investimentos pesados do YouTube em podcast estão finalmente dando frutos, segundo o relatório mais recente da Cumulus Media com a Signal Hill Insights.
O estudo revelou que o YouTube, nesse momento, é a plataforma mais usada para consumir podcasts nos Estados Unidos, invertendo as posições anteriores do pódio e tirando a liderança do Spotify e da Apple Podcasts. Cerca de 29% dos entrevistados disseram que o YouTube é a plataforma que mais utilizam, enquanto o Spotify teve 17% da preferência e a Apple 16%.
O relatório levantou vários dados importantes, e algumas das principais conclusões foram que:
A pesquisa pode ser encontrada na íntegra lá no nosso portal em Castnews.com.br, com muito mais conteúdo, informações e detalhes sobre o papel que o YouTube tá desempenhando na nossa indústria.
Ler a notícia completa
02 – Se você é usuário do Anchor, presta muita atenção aqui, que essa notícia é importante: segundo o site InformationAge, cerca de 14 mil registros contendo nomes de usuário, e-mails e senhas de contas da Anchor, que atualmente se chama Spotify For Podcasters, foram divulgados em um fórum russo de hackers. Até o momento o Spotify não se pronunciou sobre o possível vazamento.
A gente sabe que a segurança digital é um assunto sério, e que esse incidente é uma grande ameaça, especialmente pros podcasters que usam as mesmas credenciais em outras plataformas. Então a recomendação que foi dada pelo Podnews e que a gente faz questão de reiterar aqui, é que os usuários devem alterar suas senhas pra se proteger de um possível ciberterrorismo, e é claro, utilizar senhas diferentes em todos os serviços que assina.
Ler a notícia completa
03 – E os investimentos das plataformas de podcast em inteligências artificiais, não param.
A AdsWizz, empresa dedicada à tecnologia de áudio, tá testando novas ferramentas de narração de anúncios baseadas em IA’s para os anunciantes. O objetivo é criar anúncios de áudio interativos e personalizados, além de fornecer uma melhor segmentação do público, e maior eficácia das campanhas publicitárias.
Enquanto isso, a Buzzsprout e a Podium anunciaram o Cohost AI, o robô que gera automaticamente show notes, capítulos, recomendações de títulos, transcrições e muito mais. A intenção da Buzzsprout é diminuir o tempo que os podcasters gastam na pós-produção dos episódios, pra que eles possam focar em outras etapas do processo, especialmente aquelas que necessitam de trabalho humano – como, por exemplo, criar uma conexão real com os ouvintes.
Que, cá entre nós, ainda é uma coisa que a gente faz muito melhor que as máquinas.
Ler a notícia completa
Ler segunda notícia
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
04 – O podcast “A mulher da casa abandonada” do jornalista e podcaster brasileiro Chico Felitti foi destaque no The Washington Post. Olha aí, um podcast brasileiro fazendo barulho lá fora! Muito legal.
O Washington Post contou todo o conteúdo do podcast, que investiga a história de vida de uma mulher misteriosa e de uma mansão abandonada no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Eles também comentaram o sucesso e a repercussão do podcast aqui em terras tupiniquins, com opiniões divididas sobre a Margarida, que é a personagem principal dessa narrativa. Enquanto ela ainda enfrenta acusações nos Estados Unidos, algumas pessoas aqui no Brasil veem a Margarina como uma possível vítima dos acontecimentos. O Chico Felitti comentou sobre o assunto no podcast Café da Manhã da Folha de SP, falando sobre como o podcast evoluiu, e como acabou criando narrativas paralelas devido ao seu alcance e também o interesse público.
Ler a notícia completa
05 – E em uma parceria no mínimo interessante, o Palmeiras e a Canon inauguraram o primeiro estúdio de podcast de um clube de futebol no Brasil. A Canon é um dos nomes mais conhecidos na fabricação de câmeras e equipamentos de imagem, e agora é uma patrocinadora oficial do Palmeiras até dezembro de 2024.
O estúdio vai ser utilizado para a gravação do Palmeiras Cast, o podcast oficial do clube, que conta com a participação de jogadores do elenco atual, ídolos e outras personalidades interessantes pros fãs de futebol.
É, o Palmeiras aí fazendo um movimento inteligente em pegar carona no crescimento do podcast pra fortalecer a marca do clube, e de quebra criar entretenimento pros fãs também. Qual será que vai ser o próximo time a fazer algo parecido? A gente vai acompanhar por aqui.
Ler a notícia completa
06 – E parece que as polêmicas envolvendo a estratégia de podcasts do Spotify estão longe de acabar.
Depois dos cortes de 6% dos funcionários no começo do ano, e da saída da executiva Dawn Ostroff da divisão, agora o Spotify demitiu mais 200 funcionários, justificando as demissões como sendo “parte de um realinhamento estratégico na divisão de podcasts”. O anúncio foi feito pela vice-presidente do Spotify, Sahar Elhabashi (pronún. “Sar-rár Ela- Bá-shi), em um memorando aos funcionários. Segundo ela, os afetados pelos cortes vão receber “pacotes generosos de indenização”.
Ela também disse que o Spotify está focado em entregar ainda mais valor para os criadores de conteúdo e pros usuários da plataforma.
Um comportamento meio controverso que a gente segue acompanhando por aqui.
Ler a notícia completa
E MAIS:
07 – Essa semana tivemos novidades sobre o funcionamento do Apple Podcasts com o sistema iOS 17. Lá no portal foram compiladas todas as melhorias que o iOS 17 vai trazer pro Apple Podcasts.
Além da correção de bugs e melhorias de desempenho, a atualização também vai contar com uma sincronização mais rápida entre dispositivos, controles aprimorados pra gerenciar a fila de reprodução, e muito mais.
Se você é um usuário dos produtos da maçãzinha, vale a pena conferir e colocar em prática todos os incrementos da última versão do iOS.
Ler a notícia completa
08 – E se você quer que o seu podcast suba algumas posições no ranking do iTunes, eu tenho boas notícias. Não é segredo nenhum que alcançando uma posição mais alta nas paradas do iTunes, o seu podcast vai ter maior exposição e credibilidade, atraindo mais ouvintes.
Pensando nisso, a equipe do Castnews fez uma análise dos fatores que influenciam diretamente na popularidade do seu podcast; desde a quantidade de downloads, até as avaliações do iTunes e assinaturas.
Tudo vai estar destrinchado lá no portal, com dicas pra usar todas essas ferramentas ao seu favor. Então não perde tempo, não deixa de conferir o post, e comece ainda hoje a aplicar as dicas pro seu programa crescer cada vez mais.
Ler a notícia completa
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
09 – Você sabia que a atriz americana Viola Davis é co-fundadora de uma produtora de podcasts? Pois é, ela é dona da gravadora Ashe Audio Ventures, que acabou de assinar um contrato exclusivo com a Audible.
Depois do sucesso do audiolivro “Finding Me”, a Audible fez questão de catalogar oficialmente os podcasts originais da Ashé Audio Ventures, e agora as empresas vão trabalhar juntas pra que a produtora alcance audiências globais.
A Viola Davis já declarou que tá muito entusiasmada com essa parceria, e que não vê a hora de explorar e celebrar histórias de uma maneira nova e significativa. Que ambas as empresas tenham sucesso nessa parceria.
Ler a notícia completa
10 – A premiação Australian Podcast Awards, desenvolvida pela plataforma iHeart, tá de volta em 2023 com nada menos do que 30 categorias de prêmios.
O APAs reconhece e celebra o talento e conteúdo de podcast da Austrália, com gêneros desde True Crime até Comédia e Relacionamentos. Os vencedores vão ser anunciados em novembro depois da seleção dos indicados por um painel de jurados especializados. Ano passado foram mais de 45 juízes escalados pra avaliar quase 700 inscritos. Será que os número desse ano superam? Tomara que sim, a gente vai acompanhar também!
Ler a notícia completa
SOBRE LANÇAMENTOS:
11 – Vamos falar de lançamento de equipamentos primeiro: a Speech Processing Solutions lançou dois novos produtos da linha Philips VoiceTracer: a caneta de gravação de áudio DVT 1600 VoiceTracer e o gravador de áudio DVT 2015 VoiceTracer.
A caneta oferece gravação discreta com microfone 360° sensível e interface USB-C, enquanto o gravador é portátil, possui excelente qualidade de som, longa duração da bateria e capacidade de memória expansível. Os produtos devem chegar em breve às lojas Philips.
Se eu fosse um detetive particular ia querer umas três canetinhas dessas, só pra garantir.
Ler a notícia completa
12 – O Chelsea Football Club lançou um novo podcast chamado “The Blueprint: How Chelsea FC Changed Football”, que explora as histórias não contadas dos bastidores do clube de futebol inglês.
A série tem oito partes, cada episódio tem cerca de 40 minutos, e a intenção desse novo programa é preservar a verdadeira história do Chelsea FC, desde a sala de reuniões até o vestiário. O clube já tem um podcast oficial com mais de 130 episódios, mas nele é discutido mais a parte do esporte mesmo, e que oferece atualizações semanais sobre o desempenho das equipes.
O The Blueprint é um projeto novo e mais histórico. Então, se você é um torcedor do Chelsea ou um fã de futebol curioso, não deixa de conferir a história do time no “The Blueprint”.
Ler a notícia completa
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
13 – E pegando carona no lançamento anterior, a recomendação da semana também envolve história: você não pode perder o podcast “Geopizza”, produzido de forma independente pelos amigos Rodrigo Zottis e Alexander.
O Geopizza tem episódios quinzenais e apresenta temas relacionados à história e geopolítica num storytelling muito interessante. O podcast já falou da guerra dos canudos, de busca de vida extraterrestre, dos movimentos de ódio nos EUA, e muito mais. É um programa de colocar pra tocar e aprender muita coisa legal – e também algumas bizarrices – sobre o que as pessoas já fizeram e ainda fazem socialmente. Tenho certeza que você vai se identificar com algumas coisas ali.
Então não deixe de conferir o Geopizza no seu agregador de podcast favorito, que você vai entender porque toda história acaba em pizza.
Ouvir o podcast
E não se esqueça que aqui no Castnews você sempre pode divulgar vagas de trabalho dentro da indústria de podcast. Podem ser vagas remuneradas ou pra participação em projetos. Precisa de um apresentador? Um editor? Um designer pra fazer suas vitrines? Manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que essas vagas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter. Além disso, se você quiser que o seu podcast seja sugerido por aqui, você pode mandar uma pequena apresentação, um press kit do programa, e se a gente gostar ele aparece aqui na recomendação da semana.
E essas foram as notícias desta décima nona edição do Castnews!
Você pode ler a íntegra de todas as notícias e assinar a newsletter semanal em castnews.com.br.
Ajude o Castnews a crescer espalhando o link deste episódio em suas redes sociais e assinando o feed do podcast para receber em primeira mão os episódios assim que forem publicados.
Você pode colaborar com o Castnews mandando seu feedback e sugestões de pauta para o email podcast@castnews.com.br.
Siga também o @castnewsbr no Instagram e no Twitter e entre no canal público do Castnews no Telegram para receber notícias diariamente.
O Castnews é uma iniciativa conjunta do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Participaram da produção deste episódio Bruna Yamasaki, Eduardo Sierra, Izabella Nicolau, Lana Távora, Leo Lopes, Renato Bontempo e Thiago Miro.
Obrigado pelo seu download e pela sua audiência, e até semana que vem!
Create your
podcast in
minutes
It is Free