CASTNEWS #029 - Anúncios em áudio retém maior atenção do que em vídeo
ABERTURA
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023. EU SOU LEO LOPES E ESTE É O CASTNEWS, O PODCAST SEMANAL DE NOTÍCIAS PARA PODCASTERS.
AQUI VOCÊ OUVE, TODA SEGUNDA-FEIRA PELA MANHÃ, UM RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO DE PODCAST NO BRASIL E NO MUNDO.
Escalada
A eficiência maior dos anúncios em áudio em comparação aos vídeos, porque novos podcasters devem abandonar a ideia de monetização imediata, uma ferramenta de IA que cria resumo de podcasts e outra que transforma vídeos em episódios de áudio estão entre as principais notícias que você vai ouvir nesta 29ª edição do Castnews!
NOTÍCIAS
1 – Um estudo colaborativo recente entre a agência de mídia Dentsu e a Lumen Research comprovou algo que a maioria dos produtores de podcast já sabia – ou, pelo menos, desconfiava: a retenção de atenção em anúncios em áudio é significativamente maior do que a de anúncios em vídeo.
Na pesquisa, foram analisados três formatos de publicidade em áudio: podcasts, rádio e streaming de música. O estudo constatou que os anúncios em áudio geram 41% de lembrança de marca, enquanto outros formatos atingem cerca de 37%.
A pesquisa ainda identificou que o custo-benefício de investimento em rádios e podcasts é melhor do que nas redes sociais e na TV, e também que o rádio, as revistas e os podcasts são os formatos que têm menos chance de terem os seus anúncios ignorados pelos consumidores.
É claro que o estudo completo da Dentsu e da Lumen Research levantou várias outras informações relevantes, e você pode acessar o relatório completo lá no portal do Castnews, em castnews.com.br .
2 – A última pesquisa “Share of Ear” da Edison Research sobre o consumo de áudio nos Estados Unidos, revelou que os jovens americanos acima de 13 anos atualmente dedicam 10% de seu tempo de consumo de áudio, ouvindo podcasts. Esse número é um novo recorde de audiência, comparado com os 9% da pesquisa anterior.
Essa pesquisa é realizada a cada trimestre, e daqui a seis meses ela completa 10 anos levantando dados de consumo de áudio nos Estados Unidos.
Ao longo desses últimos 10 anos, a pesquisa já registrou várias mudanças significativas no cenário, incluindo o aumento do uso de smartphones de 50% para 90% e a diminuição do uso de rádios domésticos, que eram mais comuns no início da pesquisa em 2014.
As edições anteriores da pesquisa Share of Ear podem ser consultadas no site da Edison Research.
3 – E as plataformas de podcast estão a cada dia mais envolvidas com ferramentas de inteligência artificial.
Alguns dias atrás foi lançado o Podshorty, uma plataforma que utiliza ferramentas da OpenAI para converter vídeos do YouTube em episódios de podcast.
A inteligência artificial resume o conteúdo escolhido pelo usuário, gera um áudio que simula as vozes originais do vídeo do YouTube, oferece a transcrição simultânea do áudio e também deixa nas mãos do usuário o link do vídeo original pra consulta.
A ferramenta é paga, com planos a partir de 19 dólares por mês.
Enquanto isso, o PodChat também está usando inteligência artificial, mas pra outra finalidade, que é criar resumos de podcasts. Agora um podcast com mais de 1h de duração, pode ter as informações principais comprimidas em menos de 10 minutos.
Mas só o processamento do resumo varia de 15 a 30 minutos, em média. Então às vezes fica mais fácil (e mais rápido) ouvir o episódio inteiro mesmo.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – No mês de setembro, o Rodrigo Alves, produtor dos podcasts “Vida de Jornalista” e “Rio Memórias”, vai ministrar uma oficina de podcasts e narrativa em áudio com duração de 10 horas.
As sessões vão ser realizadas via Zoom nos dias 1, 13, 18, 20 e 25 de setembro.
Não existe qualquer pré-requisito pra realizar o curso, que vai tratar de vários aspectos da produção de um podcast, desde o planejamento até a distribuição do conteúdo.
As inscrições são pagas, mas existem bolsas integrais disponíveis pra grupos marginalizados por critérios como raça, gênero e deficiência. Todas as informações sobre o curso e sobre as bolsas de estudo estão disponíveis, também, lá no portal do Castnews.
5 – O Cine Pernambuco lançou um podcast exclusivo para a 27ª edição do seu festival audiovisual. Intitulado “Cine PE 2023”, a ideia do podcast é comentar sobre os filmes, novidades, a programação, e muito mais.
O festival acontece entre os dias 4 e 9 de setembro em Recife. Serão mais de 750 filmes inscritos, com mostras competitivas de longas e curtas-metragens pernambucanos e nacionais.
Os episódios do podcast Cine PE 2023 estão sendo lançados às quartas-feiras, e os dois primeiros episódios já estão disponíveis no Spotify.
6 – E na semana passada a CNN estreou um novo mesacast… chamado Mesacast!
Olha aí, o mesacast que se assume mesacast, que maravilha.
O programa, apresentado pelo âncora Phelipe Siani, foi feito com a premissa de promover discussões em uma mesa-redonda sobre vários setores econômicos importantes aqui do Brasil.
Mas o que surpreendeu, de verdade, foi o nome do programa: direto e reto sobre o tipo de conteúdo que eles estão produzindo – o tal do videocast de mesa.
O Mesacast CNN vai ao ar no YouTube, no canal oficial da CNN.
E MAIS:
7 – Se você é um produtor de podcasts que começou recentemente e já tá hiper focado na monetização do seu programa, talvez seja o momento de dar dois passos pra trás e avaliar outros aspectos do seu podcast.
Por exemplo: você já tem uma base sólida de ouvintes? Já criou uma conexão com a sua audiência, e já firmou sua presença online?
A empresa de consultoria de podcasts PolyMash fez um manual de dicas sobre por quê a monetização não deve ser a sua primeira prioridade ao produzir um podcast, e a equipe do Castnews traduziu esse conteúdo na íntegra lá no nosso portal.
Segundo a PolyMash, é necessário entender que podcasters independentes não têm o mesmo alcance de podcasters que são ligados à marcas, e que existem alguns modelos de monetização que é melhor evitar no começo.
Então antes de cair na armadilha da “monetização imprópria”, tira uns minutinhos, confere a matéria completa no portal, estuda o seu podcast, e aí sim começa a pensar no retorno financeiro que pode vir com o seu programa.
8 – O podcast canadense “Canadian Politics Is Boring” lançou um desafio no mínimo inusitado pros ouvintes do programa: tatuar a logo do podcast em alguma parte do corpo. Os apresentadores Jesse Harley e Rhys Waters se prontificaram a pagar os ouvintes interessados, justificando que essa “publi” ia sair mais barato do que pagar um outdoor, por exemplo.
A notícia poderia acabar aí, que o marketing já ia estar feito, mas eles conseguiram que um ouvinte realmente topasse o desafio, e tatuasse a logo do podcast na batata da perna, a famosa panturrilha.
O podcast é voltado para pessoas que odeiam política, mas construiu uma base de seguidores engajados em diversas vertentes políticas – olha a ironia.
E aí, você faria uma tatuagem do seu podcast preferido se te oferecessem dinheiro pra isso? É meio doido, mas todo dia tem doido saindo de casa, então tudo bem. Inclusive talvez até eu faça uma tatuagem do Rádiofobia aqui em alguma parte do corpo pra eternizar o nosso podcast, por que não? Afinal de contas, malucos somos todos.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
9 – Na última semana a jornalista Andressa Isfer do Castnews conversou com o fundador da Orelo, Luiz Felipe Marques, sobre o mercado brasileiro de podcasts, planos da empresa e como as ferramentas da Orelo podem ajudar os criadores de conteúdo a expandirem seus negócios pra além do áudio.
O bate-papo foi super legal, rendeu comentários do Luiz Felipe Marques sobre a participação dos criadores independentes dentro da indústria, o amadurecimento da podosfera nacional, todos os processos que existem na produção de podcast… Enfim, vale muito a pena conferir a matéria na íntegra, pra conhecer mais sobre o Luiz que atua em podcasting no Brasil desde 2020.
SOBRE LANÇAMENTOS:
10 – Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, a BBC vai lançar um novo podcast intitulado “The Missing Madonna” – não, a Madonna não se perdeu, não é a cantora, esse podcast é em comemoração aos 20 anos do roubo do quadro “Virgem do Fuso” da autoria de Leonardo da Vinci.
A obra foi roubada em 2003 e recuperada em 2007, depois de ser encontrada em um castelo na Escócia.
O podcast vai contar a história do roubo e do retorno do quadro, explorando como obras roubadas são recuperadas no Reino Unido, com gravações inéditas de entrevistas com protagonistas do caso. A série vai ser apresentada pela jornalista Olivia Graham que é filha de um dos detetives que investigou o caso.
O podcast vai ser disponibilizado em inglês no site da BBC Sounds.
11 – E está sendo lançada também a segunda temporada do podcast A Grande Fúria do Mundo, apresentado pelo filósofo Mario Sergio Cortella e pelo jornalista Pedro Mota Cortella, que são pai e filho. O podcast, uma produção da Wondery com a Agência Sophya, coloca Mario e Pedro Cortella pra discutir sobre temas variados, que vão desde inteligência artificial até rotina – tudo isso em diálogos francos e em família. Os novos episódios vão ser lançados toda semana na Amazon Music e no YouTube.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
12 – E a recomendação nacional de hoje vai pro podcast Por Onde Andei, apresentado pela jornalista Bárbara Pereira.
O podcast foi iniciado em fevereiro de 2021, no meio da pandemia, e desde então trouxe pros ouvintes muitos papos legais sobre viagens e gastronomia. O que começou com memórias de viagens antigas, se tornou um programa de entrevistas com várias narrativas e convidados diferentes que fazem das viagens uma parte essencial da vida.
E tem uma mini entrevista com a Bárbara no portal do Castnews, confere lá, que ela deu alguns detalhes sobre a produção do programa e das pautas… Um conteúdo bem bacana.
O Por Onde Andei é publicado quinzenalmente, e está disponível no Spotify.
E não se esqueça que você também sempre pode divulgar trabalhos e oportunidades dentro da indústria do podcast, aqui no Castnews. Sejam vagas remuneradas ou vagas de participação em projetos, manda pra gente no e-mail contato@castnews.com.br que elas vão ser publicadas toda semana na nossa newsletter. Além disso, você também pode mandar uma pequena apresentação do seu podcast, e se ele for o escolhido, vai aparecer aqui na nossa recomendação nacional da semana.
ENCERRAMENTO E CTA
E ESSAS FORAM AS NOTÍCIAS DESTA VIGÉSIMA NONA EDIÇÃO DO CASTNEWS!
VOCÊ PODE LER A ÍNTEGRA DE TODAS AS NOTÍCIAS E ASSINAR A NEWSLETTER SEMANAL EM CASTNEWS.COM.BR.
AJUDE O CASTNEWS A CRESCER ESPALHANDO O LINK DESTE EPISÓDIO EM SUAS REDES SOCIAIS E ASSINANDO O FEED DO PODCAST PARA RECEBER EM PRIMEIRA MÃO OS EPISÓDIOS ASSIM QUE FOREM PUBLICADOS.
VOCÊ PODE COLABORAR COM O CASTNEWS MANDANDO SEU FEEDBACK E SUGESTÕES DE PAUTA NOS COMENTÁRIOS DO SITE OU PARA O EMAIL PODCAST@CASTNEWS.COM.BR.
SIGA TAMBÉM O @CASTNEWSBR NO INSTAGRAM, NO TWITTER E NO THREADS E ENTRE NO CANAL PÚBLICO DO CASTNEWS NO TELEGRAM EM T.ME/CASTNEWS_BR PARA RECEBER NOTÍCIAS DIARIAMENTE.
O CASTNEWS É UMA INICIATIVA CONJUNTA DO BICHO DE GOIABA PODCASTS E DA RÁDIOFOBIA PODCAST E MULTIMÍDIA.
PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO DESTE EPISÓDIO ANDRESSA ISFER, BRUNA YAMASAKI, EDUARDO SIERRA, LANA TÁVORA, LEO LOPES, RENATO BONTEMPO E THIAGO MIRO.
OBRIGADO PELO SEU DOWNLOAD E PELA SUA AUDIÊNCIA, E ATÉ A SEMANA QUE VEM!
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Create your
podcast in
minutes
It is Free