Podcast Marketing por Idiotas - RFM
Business:Management & Marketing
Tendências idiotas de Marketing para 2024 — e169s01
Tendências para 2024
Bem eu tenho alguma dificuldade em apresentar tendências para os meses seguintes porque gosto mais de pensar em tendências a médio longo prazo.
Mas vou apresentar aquilo que, com base na minha observação, me parece que vão ser tendências para o próximo ano a nível de marketing, tecnologia e mercado laboral.
Atenção e lanço aqui um disclaimer: Estas tendências não vêm de nenhum site, não existe uma bibliografia, fontes nem nada disso. São com base em opiniões que criei durante o COVID que tive nos últimos dias…por isso ficam já avisados que não dou garantia sobre qualquer tipo de resultados e isto não pode ser considerado conselhos financeiros.
Posto isto:
Vamos ver anúncios no CHAT GPT, BARD, LLAMA, e todos os outros chats AI.
O funil de marketing mudou…e se dantes o topo do funil era dominado pelas redes sociais e pelo Google display ou perguntas do género “como é que, quanto é que, e qual o” no google, em 2024 isso vai ser substituído completamente por essas mesmas perguntas no chatbot.
Isso vai gerar a melhor oportunidade de sempre para empresas como a OPEN AI (chat gpt) e a meta (llama) roubarem espaço ao Google no topo do funil.
Só que aparentemente a malta da OPEN AI ainda não perceberam o negócio em que estão…eles ainda acham que o modelo de negócio deles é cobrar uma subscrição pelo serviço…quando na realidade o modelo de negócio deles é o negócio da publicidade.
Os CHATBOTS AI vão ganhar espaço no médio e fundo do funil
Quem tem a versão paga do chat GPT quando pergunta “Dá-me 5 agências de marketing digital em Lisboa com contacto telefónico” obtém uma resposta interessante.
Obtém as 5 agencias, os números de telefone e as recomendações que têm etc.
Isto vai mudar tudo.
Quando os chatbots AI passarem à fase de monetização em escala podem destronar o google no fundo do funil.
As redes sociais vão entrar na corrida “a sério” pelo fundo do funil
Relacionado com a tendência anterior, estive a experimentar o LLAMA, o chat AI da Meta.
Até agora temos falado de AI nas redes sociais na óptica de criar posts e respostas a mensagens etc.
Como todos sabem o mark zuckemberg é um ouvinte do nosso podcast e retira daqui muitas das ideias…por isso aqui vai uma que acho que vai ser uma tendência:
O Facebook e o Instagram vão ter o Llama integrado na própria aplicação e vão mostrar anúncios segmentados e contextualizados nas respostas que vão dar…em ambiente de rede social.
Vamos ter chatbots inteligentes em todos os sites
De certa forma ter um chatbot num site já era mais ou menos uma regra e uma tendência. Infelizmente foram sempre muito mal aproveitados e serviam basicamente para dizer à pessoa para deixar os contactos e a seguir dizer que não estava ninguém disponível.
2024 vai ser o ano em que negócios B2B e B2C vão começar a integrar chatbots inteligentes para falar com clientes em tempo real a qualquer hora.
E atenção: Não vai ser apenas para apoio ao cliente ou a angariar leads…vamos ter chatbots a fazer vendas de serviços complexos.
Como é que eu sei? Porque já executei.
Já desenvolvi com sucesso um chatbot para um cliente na área dos seguros de vida que utiliza inteligência artificial para perceber as necessidades do cliente, encontrar o melhor tipo de seguro, explicar as vantagens, benefícios e argumentos para o cliente comprar e enviar a melhor proposta.
Custos de Publicidade no Google vão aumentar
A melhor forma de lutar contra um sistema é torna-lo obsoleto.
Há uns tempos lançámos uma estatística de que mais de 60% das pesquisas no Google eram perguntas.
O sistema antigo era:
A pessoa pergunta “Como é que angario clientes online para o meu negócio de canalização” e depois vê algumas páginas com respostas genéricas aplicadas a todos os negócios…tem de andar ali a clicar de um lado para o outro etc…ver respostas incompletas…apanhar com a história do marketing digital, porque era isso que dava posições no google.
O novo sistema é:
“Como é que angario clientes online para o meu negócio de canalização” e começamos a receber uma estratégia exactamente para o que queremos, e fazemos mais perguntas e mais perguntas. Pedimos exemplos, pedimos explicações etc.
Isto torna completamente obsoleto o modelo do Google para responder a perguntas complexas.
Como o número de pesquisas vai diminuir drasticamente…também os custos de publicidade vão aumentar drasticamente.
SEO vai perder relevância
O SEO como o conhecemos vai continuar a perder relevância.
Neste momento qualquer site lança 10 artigos por mês ou mais criados por inteligência artificial.
Mas tudo isso se torna irrelevante se as pessoas agora pesquisam é nos chatbots.
Sim, podemos argumentar que vamos fazer SEO para os chatbots…e isso é verdade.
Mas esse SEO vai deixar de ter como base artigos de conteúdo incrível e interessante e vai ter como base outras coisas como:
– Explicação super detalhada dos serviços da empresa, a sua proposta de valor, etc;
– Configuração correcta do negócio em todas as plataformas onde o chatbot vai buscar informações como recomendações, testemunhos, imagens, etc.
– Explicação de habilitações dos funcionários da empresa, etc.
Escrever artigos com inteligência artificial vai valer, e atenção isto é apenas a minha opinião, ZERO.
A não ser que sejam artigos com ideias novas, conceitos novos e ainda inexplorados por ninguém…o que não está acessível ao comum mortal.
Vamos começar um mega processo de automatização
2024 vai ser o ano em que os gestores das empresas vão começar a olhar para os processos internos que têm, em todas as áreas, e vão começar a tentar encontrar formas de os automatizar.
Isto vai criar uma pressão enorme sobre os ordenados…
Os ordenados vão baixar no mundo inteiro…mas essa tendência deixo para outro episódio
DIOGOSustentabilidade nos websites: Eu penso que a grande tendência no Marketing para 2024, sem dúvida, será a sustentabilidade. Sim eu sei que sou suspeito mas não fui só eu a dizer. Na verdade abordámos este tema no relatório do episódio passado sobre as tendências previstas para esse ano. Mas essa não é a minha previssão idiota.
Eu acredito que a verdadeira tendência será websites sustentáveis.Durante o ano de 2023, a W3C, uma organização que define os standards dos websites e internet, lançou um guia sobre websites sustentáveis. Este guia ensina a tornar ou criar um website mais sustentável energeticamente como também a escolher parceiros certos a terem. O guia fica claro em marketingporidiotas.pt e todos são bem-vindos a contribuir com opiniões e sugestões.
Web Sustainability Guidelines (WSG) 1.0 (w3c.github.io)
O Twitter deixará de existir ou será revendido: O Twitter tem enfrentado dificuldades financeiras e de crescimento nos últimos tempos e o Sr. Musk afirmou que não vai sustentar a empresa sozinho. Acho que a falta de moderação de conteúdos vai levar a plataforma à ruína. Só não consigo prever se a X vai mesmo fechar ou será comprada pela Meta ou o TikTok.
A transparência na publicidade vai pegar e vai começar online: A transparência e privacidade é uma tendência crescente em todo o mundo. Com a crescente preocupação e awareness com a privacidade e as empresas a serem pressionadas a serem mais transparentes em vários países, eu penso que o próximo passo vai acontecer na publicidade. Depois da APPLE ter provado que é possível crescer com mais privacidade, as empresas vão tentar passar para o próximo passo é começar a inserir transparência na publicidade.
A Google vai fazer all in na pesquisa com IA: A Google tem investido pesadamente em inteligência artificial (IA) nos últimos anos. Penso que a empresa vai tentar completamente passar para uma experiência de IA primeiro para se diferenciar da concorrência e não deixar o público de IA escapar-se para open AI.
FRED
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
O conteúdo Tendências idiotas de Marketing para 2024 — e169s01 aparece primeiro em Podcast Marketing por Idiotas.
Create your
podcast in
minutes
It is Free