Você sabia que a sua saúde mental pode trazer implicações e outros tipos de sintomas que vão além do consciente?
Os desdobramentos de muitos distúrbios incluem efeitos colaterais físicos, como é o caso de dores no estômago ou outros problemas relacionados ao sistema gastrointestinal.
Esse órgão tem uma ligação específica com o desenvolvimento da sua mente, de modo que vale a pena entender como funciona para evitar dores e complicações aparentemente "sem causa", mas que poderiam ser tratados ao se preocupar com sua situação mental.
Continue lendo para entender como isso funciona!
Por que a saúde mental afeta o estômago?
A saúde mental pode afetar o estômago de várias maneiras devido à complexa interação entre o cérebro e o sistema digestivo.
Afinal, o sistema nervoso central, que inclui o cérebro, e o sistema nervoso entérico - muitas vezes chamado de "segundo cérebro" - , que é uma rede de neurônios no trato gastrointestinal que influencia a motilidade intestinal, a secreção de fluidos e outras funções digestivas, estão interconectados.
O cérebro envia sinais para o sistema digestivo e vice-versa. Portanto, alterações no estado emocional podem afetar diretamente a função gastrointestinal e vice-versa.
Isso significa que alterações na microbiota intestinal, que são as bactérias e outros microrganismos que habitam o intestino, podem comprometer a função cerebral e o estado emocional.
Além disso, alterações nos níveis hormonais associadas a condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, podem afetar a função gastrointestinal.
Por exemplo, o aumento do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, pode causar inflamação no sistema digestivo e aumentar a permeabilidade intestinal.
Também é válido destacar que algumas pessoas podem desenvolver padrões de alimentação emocional, como comer demais, compulsivamente ou evitar comer.
Então, esses comportamentos alimentares podem ter um impacto direto no funcionamento do sistema digestivo e na saúde do estômago.
Quais distúrbios mentais mais causam problemas no estômago
Em geral, quando se trata da conexão entre estômago e distúrbios mentais, é possível encontrar alguns mais comuns. São eles:
Transtornos alimentares
Como deve-se imaginar, transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica, podem causar sérios problemas gastrointestinais devido a padrões alimentares extremos e comportamentos compensatórios, como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes ou exercício excessivo.
Estresse e Ansiedade
O estresse e a ansiedade podem causar uma variedade de sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, desconforto, náusea, vômito, diarreia e constipação.
Então, o estresse crônico pode afetar a função normal do trato gastrointestinal e desencadear ou piorar condições como síndrome do intestino irritável (SII).
Depressão
A depressão também pode afetar o sistema digestivo. Por isso, algumas pessoas com depressão podem experimentar alterações nos hábitos alimentares, resultando em comer demais ou falta de apetite.
Além disso, a depressão pode estar associada a sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, indigestão e distúrbios do sono, que podem afetar a saúde do estômago.
Transtornos de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Pessoas com transtorno de estresse pós-traumático podem experimentar sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e náusea, especialmente em resposta a gatilhos relacionados ao trauma e crises.
Síndrome do Pânico
A síndrome do pânico pode estar associada a sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, náusea e diarreia. As pessoas com esse tipo de condição podem experimentar ataques de pânico que desencadeiam sintomas gastrointestinais agudos.
Como saber se o problema no estômago tem relação com a saúde mental?
Identificar se um problema no estômago tem ligação com a saúde mental pode exigir uma avaliação cuidadosa dos sintomas e do contexto emocional da pessoa. Em geral, é interessante ficar ...
view more