Neste episódio especial para o Dia Internacional da Mulher/Dia Internacional de la Mujer, sentamos com a Dra. Sueli Carneiro, filósofa e fundadora do Geledés, Instituto da Mulher Negra do Brasil, para dialogar sobre a importância de enegrecer o feminismo, a problemática da mulher negra, e o futuro do feminismo. O podcast foi gravado durante o congresso Black Women’s Intellectual Contributions to the Americas: Perspectives from the Global South, na Universidade do Texas em Austin, 20-21 de fevereiro 2020.
Sueli Carneiro é filósofa afro-brasileira, ativista anti-racista, e autora eminente sobre o feminismo negro no Brasil. Foi fundadora, em 1988, de Geledés Instituto da Mulher Negra, organização preeminente do feminismo negro e líder na luta contra o racismo e a discriminação de gênero no Brasil. Pouco depois de fundar Geledés, foi convidada para participar no Conselho Nacional da Condição Feminina em Brasília. Como parte de seu trabalho com Geledés, estabeleceu o programa de direitos humanos. Também fundou SOS Racismo, um programa que oferece conselhos legais de graça para vítimas da discriminação racial em São Paulo. Carneiro se formou em filosofia na Universidade de São Paulo e recebeu o doutorado em educação da mesma instituição. É ativista no movimento negro feminista brasileira desde o final da década 1970.
Geledes: https://www.geledes.org.br
Black Women’s Intellectual Contributions to the Americas: Perspectives from the Global South: https://sites.utexas.edu/lozanolongconference2020/
view more