Esta semana entrevistamos a pajé e parteira Jaçanã e sua filha Paru, da etnia Pataxó no sul da Bahia. Jaçanã já pegou mais de 1000 crianças nesse mais de meio século que atua como parteira, e foi a primeira mulher a assumir o posto de pajé de seu povo. Neste programa, aprenda o que a mulher deve fazer para evitar cólicas menstruais; saiba os motivos para temer a lagarta sauí; descubra por que o soncim perdeu a perna e reconheça em qual caititu está a caipora. Conheça também o que foi o Fogo de 51, o massacre cometido pela polícia baiana que marcou com sua brutalidade a história dos Pataxó.
Compre nossas camisetas na Loja do Colecionador de Sacis
Apresentação e edição: Andriolli Costa.
Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.
Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio.
– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka
Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPAy. Apoie você também!
Agradecemos aos apoiadores: Ana Lúcia Merege, Carolina Mancini, Daniel Burle, Daniel Freire, Daniel Medina, Débora Dalmolin, Diane Macagnan, Diego Capuano, Douglas Rainho, Euclides Vega, Felipe Raphael, Geoci Silva, Ian Fraser, Janio Garcia, Koe, Maycon Torres, Marcelo Sena, Maurício Xavier, Michel Ronan, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Roberto Silva.
Redes Sociais:
Andriolli Costa / Poranduba Colecionador de SacisComentado no episódio
Compre o livro Jaçanã – Causos e a vida de uma pajé Pataxó Coletivo Rubra Terra Pajé Jaçanã – Parteria e Pajelança Pataxó Saiba como foi o massacre do Fogo de 51 O gambá que amamentou Jesus Cristo Cauim, a bebida feita de mandioca Txopai, o deus dos Pataxó
Create your
podcast in
minutes
It is Free