Saúde Baseada em Evidências com Dr. José Neto: Ciência para quem cuida de gente
Health & Fitness:Medicine
Soft Skills e SBE: mais próximas do que você imagina - Programa 717 da SBE
Soft Skills e SBE: mais próximas do que você imagina - Programa 717 da SBE - Episódio 100
Um profissional completo não é formado apenas por competências técnicas. As chamadas “Hard Skills” – competências adquiridas por meio de treinamentos formais e pela educação tradicional, como as graduações, por exemplo.
O mercado de trabalho – incluindo a área da saúde – valoriza cada vez mais as chamadas “Soft Skills”. Chamamos assim o conjunto de características comportamentais do profissional, que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais e são ligadas à forma de se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho.
Antigamente, bastava um profissional se formar em uma área, como Medicina, que haveria um bom emprego esperando por ele. Essa realidade mudou! Não basta boa faculdade. Hoje, a maior concorrência faz com que todos precisem melhorar as Soft Skills para se diferenciar. Os que não fizerem, serão substituídos por robôs (IA).
Mas Neto, por que as Soft Skills são importantes para os profissionais da saúde?
Vou dar um exemplo: o que chamamos de atendimento humanizado (cada vez mais valorizado e buscado por profissionais da saúde), na maioria das vezes é aplicação de habilidades como empatia e boa comunicação. O seu cliente não tem conhecimento técnico para entender o que está passando e precisa confiar totalmente no diagnóstico que você passa. Essa relação de confiança precisa ser estabelecida desde o início e isso só se consegue quando você tem habilidades comportamentais que facilitam esse processo.
No 100º episódio do 717 da SBE falei como aplicar essas habilidades na prática clínica para entregar mais resultado e qualidade para seus clientes.
#717daSBE
Create your
podcast in
minutes
It is Free