Você já faz uma oferenda para um orixá ou entidade? Já mandaram você sempre manter levantada aquela firmeza? Qual a diferença entre tudo isso? Aqui você saberá.
O Papo na Encruza é um programa transmitido ao vivo no Canal Perdido em Pensamento. Este episódio foi transmitido no dia 08 de Junho de 2018, às 21 horas. Siga nossa página no Facebook.
----more----
Relacionado ao Episódio:
Conheça outros modelos em nossa loja, clique aqui.
Redes Sociais do Papo na Encruza:Você precisará de:
Faça a canjica branca. Parta o melão ao meio e retire parte da sua polpa, colocando a canjica em seu lugar. Bata a polpa do melão com a água mineral. Vá até um campo aberto ou mata e coloque o melão com a canjica no chão. Se puder forrar com uma folha de papel vegetal branco ou até mesmo folhas de bananeira ou taioba, melhor. Derrame a polpa de melão batida com água em torno da oferenda, completamente. Faça uma prece e o seu pedido, caso seja um voto. Caso seja uma promessa, agradeça a graça concedida. Como se trata de um tipo de oferenda natural, sem nenhum elemento que possa prejudicar a natureza, é permitido deixar lá a oferenda. Caso, não se sinta a vontade com isso, pode-se enterrar a oferenda ou levantá-la e jogá-la no lixo após pelos menos 2 horas.
Oferenda para Ogum – Pedindo Proteção contra Olho-Gordo.Você precisará de:
Pegue o inhame e espete os palitos de churrasco pra deixá-lo semelhante a um porco-espinho. Vá até um local que seja de mata, de preferência uma trilha, um caminho ou uma estrada. Caso não encontre nenhum desses locais, uma rua de terra serve. Caso ainda não encontre, qualquer local que seja uma estrada, rua, etc, serve. Arrie a oferenda, sempre cobrindo o chão com papel vegetal (vermelho) ou uma folha de bananeira ou taioba. Despeje a cerveja em volta da oferenda, fechando um círculo. Coloque as velas em volta da oferenda e as acenda. Peça a Ogum proteção para você contra toda a maldade alheia, a inveja e o olho-gordo. Essa oferenda possuí elementos poluidores, logo a recomendação é levantá-la antes de ir embora. Espere no mínimo duas horas, FICANDO no local, e apague as velas que ainda não foram apagadas de forma natural. Levante o inhame, retire os espetos. Pode enterrar o inhame e as folhas, mas jogue fora as velas e os palitos.
Oferenda de Iemanjá – Pedindo as bençãos para novas idéias, novos rumos.Você precisará de:
No beira-mar coloque o manjar na areia, acenda próximo do manjar (não precisa circular) as sete velas. Despeje o espumante em torno do manjar branco. Faça seus pedidos para Iemanjá e apague TODAS as velas aspergindo um pouco de água do mar nelas. Enterre o manjar branco no beira-mar. Jogue as velas no lixo comum.
ATENÇÃO: Apesar da presença das velas nas oferendas, TODAS podem ser feitas sem as mesmas. Então se não se sentir confortável usando velas, ou não quiser esperar o tempo necessário para retirá-las, não as use. Tome cuidado com incêndios também. Ser Umbandista é prezar pela natureza acima de tudo.
Existem vários outros tipos de oferendas que podem ser feitos, mas a mais importante é a oferenda de coração. Podem perceber que citei apenas três para Orixás e não para entidades e nem para Exu. Isso é melhor ser feito dentro da liturgia da sua casa e conforme seus próprios guias lhe pedirem. Caso tenham perguntas, deixem-nas nos comentários abaixo.
Fale com a genteCaso queira entrar em contato conosco, para enviar dúvidas, comentários e sugestões, nosso e-mail é contato@perdido.co.
Create your
podcast in
minutes
It is Free