cinematório café: Entrevista com Ana Luiza Azevedo, diretora de "Aos Olhos de Ernesto"
"Ter amigos mais velhos ou amigos mais jovens é extremamente enriquecedor, faz a gente se sentir vivo." - Ana Luiza Azevedo
Nesta edição, o cinematório café conversa com Ana Luiza Azevedo, diretora do filme "Aos Olhos de Ernesto".
No segundo longa de ficção da cineasta (o primeiro foi "Antes que o Mundo Acabe", de 2009), o ator uruguaio Jorge Bolani interpreta Ernesto, um senhor que vive em Porto Alegre e enfrenta as limitações da idade avançada, como a solidão e a crescente cegueira. Viúvo, Ernesto recebe visitas esporádicas do filho e sai de casa basicamente para ir ao banco buscar sua aposentadoria. Certo dia, ele conhece Bia (Gabriela Poester), uma jovem cuidadora de cães que também enfrenta dificuldades em sua vida solitária. O laço de amizade entre os dois revela novas perspectivas de vida para cada um.
Produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, “Aos Olhos de Ernesto” tem roteiro assinado por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. O filme ganhou o Prêmio da Crítica na Mostra de São Paulo, além dos troféus de Melhor Filme pelo Público e Melhor Ator no Festival de Cinema de Punta del Este. O elenco também traz Jorge d´Elia, Julio Andrade, Glória Demassi, Áurea Baptista e Marcos Contreras.
Como as salas de cinema estão fechadas por causa da pandemia, o filme estreou diretamente nas plataformas digitais, com lançamento em 17 de setembro.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
- Receba nossa newsletter e conteúdo exclusivo de cinema! Saiba mais!
Create your
podcast in
minutes
It is Free